Cherry

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Forte terremoto atinge o Haiti



Forte tremor atingiu pelo menos 7 graus de magnitude no Haití.

Um forte tremor de magnitude 7 atingiu nesta terça-feira (12) o Haiti, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Segundo Dale Grant, analista da USGS, este foi o terremoto mais forte já registrado na região. Antes, disse, o mais forte havia sido um tremor de 6,7 graus em 1984.

Não há relatos oficiais de vítimas e feridos, mas a força do terremoto pode causar grande destruição. Somente em Porto Príncipe, capital do país, vivem cerca de 2 milhões de pessoas. Vários testemunhos de jornalistas e outras pessoas no local relatam que vários prédios desabaram e que pode haver até milhares de vítimas. Mesmo sem confirmação formal, fala-se em desabamento de hospital, igreja, sede local da ONU e do palácio presidencial.

Segundo familiares de brasileiros em ação no país, os militares estão bem. O governo brasileiro se solidarizou e disse que os militares estão ajudando nos resgates.

Segundo testemunhas ouvidas pela agência France Presse, o centro de Porto Príncipe ficou completamente destruído, e o terremoto foi uma verdadeira catástrofe. Segundo um médico local, há muitos mortos.

O tremor foi registrado às 19h53 no horário de Brasília e teve seu epicentro a apenas 15 quilômetros da capital Porto Príncipe, seu foco foi a apenas 10 quilômetros de profundidade. Após uma primeira medição de 7 graus, uma medição chegou a apontar magnitude 7,3, mas o registro foi corrigido em seguida para 7.


Ajuda

A agência americana para o desenvolvimento internacional anunciou que está enviando uma equipe de resposta a desastres ao Haiti para ajudar na busca por vítimas e sobreviventes. Um grupo de 72 especialistas em resgate e seis cães treinados para buscas estão sendo enviados junto com 48 toneladas de equipamentos.

Pouco após o terremoto, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse estar acompanhando as notícias sobre o terrmoto no Haiti e que está "disposto a ajudar". Obama ordenou ao Departamento de Estado e ao Pentágono que preparem ajuda humanitária para, se necessário, enviar ao Haiti

"Estamos vigiando a situação estreitamente e estamos prontos para ajudar a população do Haiti", disse Obama.

A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse que o país vai oferecer ajuda militar e civil ao Haiti. "Os Estados Unidos estão oferecendo assitência completa ao Haiti e outro na região. Estaremos oferecendo tanto ajuda civil quanto militar e assistência humanitária, e nossas preces estão com o povo que sofreu, suas famílias e seus queridos", disse.

O Comando Sul do Pentágono avalia a localização de seus navios no Caribe para uma possível missão de ajuda ao Haiti, que nesta terça-feira foi abalado por um terremoto de 7 graus na escala Richter.

"Estamos observando que recursos temos disponíveis para mobilizá-los. Vamos analisar o que há nas cercanias", explicou à Agência Efe a comandante Heidi Lenzini.

Os governos da França, da Colômbia e da Venezuela também já falaram em enviar ajuda ao país. O presidente Hugo Chávez ordenou o envio imediato de ajuda ao Haiti, afetado por um forte terremoto nesta terça-feira, assim como uma equipe de 50 especialistas em resgate de vítimas.

O anúncio foi feito hoje à noite pelo ministro das Relações Exteriores venezuelano, Nicolás Maduro. Em declarações à imprensa, Maduro disse que a ajuda será enviada "assim que amanhecer".

O enviado especial da ONU para o Haiti, o ex-presidente americano Bill Clinton, manifestou sua disposição de fazer "tudo o que for necessário" para ajudar o povo desse país. "Meus pensamentos e orações estão com o povo do Haiti", disse o ex-presidente americano em comunicado divulgado pela fundação que leva seu nome.

"Temos o compromisso de fazer tudo o que for necessário para ajudar o povo do Haiti nos trabalhos de resgate, recuperação e reconstrução", acrescentou.

Já a porta-voz do Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários da ONU (Ocha), Stéphanie Bunker, disse à Agência Efe que foram iniciados os preparativos para enviar a Porto Príncipe uma equipe da unidade de Coordenação e Avaliação de Desastres das Nações Unidas (Undac).

O Banco Interamericano para o Desenvolvimento anunciou a liberação imediata de US$ 200 mil para ajudar na reconstrução do que o terrmoto destruiu no Haiti.


(inf G1 www.g1.globo.com)


Dê / Cherry

15/01/2010

07:34 Hs

Nenhum comentário:

Postar um comentário